sexta-feira, 15 de julho de 2011

Billie Joe fala sobre suas guitarras da Gibson

Courtney Grimes: Quando você começou a usar guitarras da Gibson?

Billie Joe Armstrong: Comprei a minha Les Paul Jr. de 1956, chamada “Floyd”, em 2000, um pouco antes de começar a gravar o álbum “Warning.” Eu a comprei em uma convenção de guitarras em San Rafael e logo de cara já pude dizer que ela era especial. Na época, eu só usava umas guitarras da Fender, e essa Jr. era uma guitarra completamente diferente do que eu havia tocado até então.

CG: Por que você gosta de tocar com Gibsons?

BJA: Elas soam ótimas. Adoro Les Paul Juniors. Os captadores Dog ear P-90s dos anos 50 são os melhores do mundo. É perfeito para meu estilo de tocar. Eles são sujos, mas têm muita definição nas cordas. As guitarras Gibson interiças (aquelas com um corpo único de madeira e não um corpo parafusado ao braço) são as melhores guitarras de rock.

CG: Conte um pouco sobre sua coleção de guitarras da Gibson. Há alguma delas que é sua favorita?

BJA: A “Floyd” [Les Paul Jr. Sunburst de 1956] ainda é minha favorita, mas recentemente comprei uma Les Paul Custom “Black Beauty” de 1956 e está pertinho, em segundo lugar. Eu tenho umas trinta Les Pauls vintage e amo todas.

CG: O álbum “American Idiot” é considerado uma das poucas óperas punk-rock. Por quê? Foi intencional?

BJA: O álbum conta com um tema ao longo dele. Mas, ainda assim queríamos que cada canção tivesse seu destaque e falasse por si só, que tivessem seu próprio significado.



CG: Conte um pouco sobre sua experiência no LIVE 8.

BJA: Tocar para cerca de meio milhão de pessoas em Berlim e para milhões de pessoas na TV ao redor do mundo foi algo fantástico. Foi ótimo fazer parte de todo este esforço.
Espero que todos tenham entendido que a intenção era a de que os líderes mundiais perdoassem as dívidas de países de terceiro mundo e ajudassem na questão da pobreza em países com necessidade extrema.


CG: Qual o seu álbum favorito do Green Day?

BJA: Tenho que dizer, American Idiot. É o álbum mais pessoal que fizemos.

CG: Qual o melhor conselho que você pode dar para a nova geração de guitarristas que está aparecendo?

BJA: Eu diria que não há uma maneira certa ou errada de aprender a tocar guitarra, apenas seja apaixonado pela música que você irá tocar.

Para o original, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário