sexta-feira, 18 de junho de 2010

10 perguntas para Billie Joe


Há um mês, a Time Magazine estava coletando perguntas para o Billie Joe. De milhares, enviadas dos fãs de diversos países, apenas 10 perguntas foram selecionadas. E para a nossa sorte, o Brasil foi representado por uma garota, Thaís Mayara, de Belém. Confira a entrevista completa abaixo:

Por que o Green Day decidiu fazer um jogo Rock Band? (Doug Click, BLOUNTVILLE, TENN)
"Foi uma nova maneira de colocar nossa música lá fora. Formatos estão constantemente mudando, e realmente não há regras para a maneira que você coloque seu som para fora. Há também muitas pessoas que são gamers. Eu não sou. Mas eu joguei [bateria no Rock Band], e eu sou terrível."

Como você responde às pessoas que dizem que o Green Day não é punk mais? (Fisher-Ron, Louisville, KY)
"Nosso principal objetivo é escrever grandes canções, o que vem antes de qualquer gênero. A coisa sobre o punk é que existem puristas. Quando você começar a ir para longe do que eles não pensam, o que você está fazendo é punk rock. Meu leque de compositores favoritos vai em qualquer lugar do Sex Pistols até o fim de Lennon e McCartney. Então é isso que Green Day é – não há regras."

O que você acha sobre o estado atual do punk rock? (Thais Mayara, Belém, BRASIL)
"Há sempre jovens bandas tocando em suas garagens. Um monte de punk rock não vai estar no mainstream. É abaixo do radar. A beleza da coisa é que você não deve saber sempre. É subterrâneo."

O que fez você querer ter uma versão musical da Broadway de seu álbum American Idiot? (Kay-Kryssi, Bedford, Inglaterra)
"Quando nós estávamos gravando American Idiot, achamos que era muito teatral, e que tinha uma história linear. Nós sempre pensamos que deveria ser encenada de alguma forma. Eu não sabia que as mulheres cantariam tão bem as minhas músicas. Elas ficam ainda melhores do que do jeito que eu as cantava."

Como surgiu o nome da Banda? (Jarrett, Jessie, Miles City, Mont.)
"Eu escrevi uma canção chamada 'Green Day', porque eu fumava muita maconha. Nosso antigo baterista do Green Day colocou em seu casaco e disse: 'Talvez nós devemos chamar a banda assim'. E eu disse: 'Essa é uma boa idéia.' Nós éramos conhecidos como Sweet Children."

Como criar um set list de shows ao vivo? (Nico-Küstner, HAMBURG)
"Definir listas são difíceis, porque você tem noção de como as canções ficam em um lugar ou outro, mas ao mesmo tempo, você tem que ser espontâneo e flexível com os pedidos para mudar o set list de uma hora pra outra."

Um tempo atrás, em Behind the Music da MTV, você disse que lamentava a assinatura de uma grande gravadora. O que você acha agora? (Helm, Kristi, ST. LOUIS, MO.)
"Não me arrependo de nada. Eu não sei o espaço de cabeça eu estava quando eu disse isso. Naquela época eu tinha um monte de tempo para refletir sobre minha vida e carreira. Mas não, não me arrependo de assinar com uma major. Era a coisa certa a fazer, e nós não tivemos problemas."

Você acha que os músicos têm a responsabilidade de ter uma mensagem social ou política em sua música? (Jack Lowe, Canterbury, Inglaterra)
"As únicas pessoas que devem cantar sobre assuntos sociais ou políticos são aqueles que estão de saco cheio. Não pode ser apenas um pouco de retórica vazia e um monte de dedo apontando. Se você estiver escrevendo uma canção política, ela tem que vir do mesmo lugar que você escreve uma canção de amor. Eu tenho essa música, 'Não quero ser um idiota americano.' Eu estou falando sobre mim e sobre o que está acontecendo no meu país, ao mesmo tempo."

Quais bandas influenciaram? (Veja-Katelynn, INDEPENDÊNCIA, KY.)
"Um monte de bandas de Minneapolis como Hüsker Dü e Replacements. Depois disso, o Ramones, em seguida, a cena punk rock local que viemos em Berkeley, Califórnia. Lá havia uma grande compilação chamada Turn It Around! Isso foi um registro muito grande para mim."

Por que você parece nunca envelhecer? (Eldon-Mills, Chesterfield, Inglaterra)
"[Risos.] Eu definitivamente tenho idade. É como uma tentativa de manter-se mentalmente em um lugar onde você nunca está descansando em seus louros. Essa é a fonte da juventude. Não tem nada a ver com as rugas em seu rosto, com a gordura você tem, ou se você tem cabelos grisalhos. É o seu entusiasmo pela vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário